terça-feira, março 16, 2010

Verdade ou mentira

" assisti à cena seguinteentre um farmacêutico de idade já avançada e um indivíduo, vestindo um impermeável, que parecua conduzir-se correcta ou até atenciosamente. O farmacêutico recusava-se a comprar-lhe o retreato do Führer.

"Este retrato vem directamente de Munique, e está a ser vendido por 28 xelins, já emoldurado; acrescento que o Partido recomenda a sua aquisição e que muitos dos seus membros mais altamente colocados o têm também".

"Mas", respondia o farmacêutico, "é que precisamente comprei outro ontem, que é ainda mais bem feito e, embora de perfil, ainda mais fiel do que o seu".

"Como quiser", respondeu o vendedor, "mas devo-lhe dizer que fui mandatado pelo Partido para vender este retrato, e que registo o nome de todos os compradores num caderno especial, porque tudo tem que ser feito correctamente, e, como Göering tão bem disse, nenhuma pessoa inocente será fuzilada...".

O farmacêutico pagou os 28 Xelins."

Annemarie Schwarzenbach, A Áustria à espera de um novo libertador?

Achei este texto uma enorme estória.
A possibilidade de o vendedor ser um aldabrão. A possibilidade de não ser. O farmacêutico recusar comprar. O farmacêutico recusar ser mais uma vez forçado.
O medo que aqui paira - E se ele não me comprar? E se ele me denunciar - ou - E se eu não lho comprar? E se eu for apanhado?.

Muito bom mesmo

Sem comentários: