terça-feira, dezembro 12, 2006

O que fiz nestes 15 dias em que não dei notícias?



Fui a dois concertos.


O primeiro de Gift em Santa Maria da Feira, que como sempre não desiludiu. Eles são uns verdadeiros gigantes e conseguem de uma forma muito eficaz conquistar todo o público que os rodeia. Nem que seja porque no fim juntaram-se à volta de uma mesa para distribuir autógrafos por toda a população... Não fui lá porque já tenho.


Fui também ao concerto de Gotan Project. Foi a prenda da minha irmã mais nova e foi com poucos expectativas que entrei no coliseu. Conhecia o Revancha del Tango e não mais. Fiquei incrédulo com o que vi. Videos diferentes e inacreditáveis para todas as músicas. Um charme espectacular que rodeava os músicas, a voz feminina, a violinista, o pianista. Fiquei mesmo muito contente.
Muito obrigada, mana.
Outro concerto que vou ver é Dave Matthews.
Querem saber com quem? Com a Joana e o André. Aonde?-pergunta o público curioso.
A Belfast!!! Pois é arranjamos os bilhetes para o concerto e vamos para lá do dia 22 de Fevereiro a dia 1 de Março. Já sei que ele vem ao Pavilhão Atlântico, mas quero lá saber. É a oportunidade de fazer uma viagem a sítios desconhecidos, ver gente amiga e ouvir um bonito concerto, para além da possibilidade de recitar para os irlandeses.
Pois é, mas estes 15 dias ainda me proporcionaram mais uma viagem.
Usufruindo de uma prenda do meu irmão, vou passar o ano novo à Holanda. Foi assim de repente, uma sugestão tornou-se um convite, passou-se à acção e de repente tenho viagem marcada de dia 27 de Dezembro a dia 2 de Janeiro. Já não vais passar a passagem de ano sozinha, chris!
Pois é mas estes tempos não foram só de prazer. Também tiveram trabalham e acima de tudo uma responsabilidade muito grande. A Assembleia do CAMTIL foi este último fim-de-semana e como é necessário numa boa assembleia houve bastante discussão. O que demonstra que para além dos habituais houve mais algumas pessoas interessadas em comentar e analisar todos os quadros e números que existiam. Outra coisa para a qual vou precisar de toda a gente é que acabei de me tornar o coordenador-geral do CAMTIL, cargo que aceitei com muito agrado e com o enorme desejo de me entregar a sério. Claro que toda e qualquer ajuda é sempre muito bemvinda.
Mas o mais importante de tudo: encontrei-te de novo e assim encontrei-me em nós outra vez...

sexta-feira, novembro 24, 2006

Ary meets Piazzolla em Coimbra

Dos poemas que fiz no último recital este é dos que me hei-de lembrar para sempre. Porque lhe incuti muita carga, porque dei tudo de mim, porque me imaginava onde estou neste momento a sentir muito a falta dos meus amigos.
Por isso imaginem vocês:
no piano ouve-se o início de um tango nas mãos suaves de uma rapariga, a melodia aumenta o passo, subo para o palco e enquanto danço com a música faço perceber a uma plateia inteira que não quero ouvir mais nada, não quero saber de mais ninguém, nada mais importa porque o meu amigo está longe...
A música é o Inverno Porteño do Piazzolla o poema, Cantiga de Amigo do Ary dos Santos.
Já sabem que não consigo inserir a música, mas leiam o poema, para perceber até onde ele pode ir:

Nem um poema nem um verso nem um canto
tudo raso de ausência tudo liso de espanto
e nem Camões Virgílio Shelley Dante
o meu amigo está longe e a distância é bastante.

Nem um som nem um grito nem um ai
tudo calado todos sem mãe nem pai
Ah não Camões Virgílio Shelley Dante!
o meu amigo está longe e a tristeza é bastante.

Nada a não ser este silêncio tenso
que faz do amor sozinho o amor imenso.
Calai Camões Virgílio Shelley Dante:
o meu amigo está longe e a saudade é bastante!

quinta-feira, novembro 23, 2006

I need you

Once, there was this day... this one day when... everyone realized they needed each other.
(april in pieces of april)

sexta-feira, novembro 17, 2006

Só consigo por música e vídeo

Fácil de entender- the gift

Talvez por não saber falar de cor, imaginei. Talvez por não saber o que será melhor, aproximei. "O meu corpo é o teu corpo, o desejo entregue a nós". Sei lá eu o que queres dizer... Despedir-me de ti, adeus um dia voltarei a ser feliz... Talvez por não saber falar de cor, aproximei... Triste é o virar de costas, o último adeus sabe Deus o que quero dizer. Obrigado por saberes cuidar de mim, tratar de mim, olhar para mim, escutar quem sou... E se ao menos tudo fosse igual a ti.

Eu já não sei se sei o que é sentir o teu amor, já não sei se sei o que é sentir. Se por falar falei, pensei que se falasse era fácil de entender...

É o amor que chega ao fim, um final assim assim é mais fácil de entender



quinta-feira, novembro 16, 2006

Irrita-me que tenha voltado a fumar por tua causa. Porque me sentia só, porque estava com medo.
Irrita-me que tomes decisões repentinas baseadas exclusivamente no teu juízo. Sempre o fizeste e às vezes isso magoa.
Irrita-me que não estejas aqui ao meu lado.
Irrita-me que não me tentes compreender, que não ouças o que te tenho para te dizer.
Irrita-me não te conseguir explicar tudo o que tenho sentido.
Irrita-me que não tenhas um blog para eu te poder ir lendo. para eu saber como estás e o que sentes.
Tenho medo de te magoar e de sair magoado

Porque é que tem que ser assim...

...

Ontem esperei-te na minha nova cama.
Porque é que não apareceste?

quarta-feira, novembro 15, 2006

Tenho que vos avisar

É finalmente hoje que começa.
É preciso estarem com muita atenção. Os horários são complicados mas vão ver que num instante chegam lá.
Mas do que é que estou a falar???
Estou a falar da melhor série que tenho visto últimamente.
Daquele tipo de séries que me deixa curioso sobre o que vai acontecer, que me deixa a pensar sobre a vida, que me faz rir descontroladamente e já me fez chorar como um bébé.
Apresento-vos então: GREY'S ANATOMY

A série é sobre estagiários de cirurgia em Seattle. "Oh não! Outra série de médicos"-dizem vocês. E eu resopndo-vos, não é outra é a melhor. Os textos são mordazes, hilariantes, sérios. A direcção do melhor, a música inclui raridades.
Dizia uma amiga que ao príncipio não gostava muito da personagem principal por ser demasiado certinha. Só diz isso porque não sabe a porcaria que está naquela cabeça loira.
Para todos os que gostam da forma seca de ser do Dr. House têm Christina Yang. Muito mais mordaz, muito mais humana. A ambiciosa do grupo e talvez aquela que vos fara rir mais. Como esquecer tiradas como:
Dr. Cristina Yang: I need you to help me find the leg!... Aren't boyfriends supposed to help in situations like this?
(Nem pensem que vos vou dizer): When we're on duty, I can't be your boyfriend.
Dr. Cristina Yang: So, when we're on duty, I can have sex with someone else?

Ou então o residente que toma conta desta malta toda, Dr Miranda Bailey também conhecida por Nazi e que costuma usar frases como: No-one holds a scalpel until I'm so happy I'm Mary Freaking Poppins.

Vale mesmo a pena. Não estou a brincar. Comprei a primeira na FNAC porque era mesmo barata. A segunda tirei da net porque não consegui esperar mais.
Quanto a horários, leiam com muita atenção: hoje- 1º episódio às 23:00; Sábado- 2º episódio às 23:00 e no Domingo dá os dois a partir das 18:30. E é neste horário que depois se mantem.
Façam um favor a todos vocês e tratem de arranjar um tempinho.
Seriously!!
Seriously?
Seriously!

segunda-feira, novembro 06, 2006

à minha família

Deitado no terraço da minha casa em Lisboa, a tentar olhar estrelas que de facto não consigo ver, deu-me uma saudade enorme vossa...
tenho muito que vos agradecer e nada daquilo que eu consiga escrever aqui vai alguma vez igualar a admiração que eu tenho por cada um de vocês.
É inacreditável como por mais vezes que parte e por mais viagens que faça a sensação de chegar a casa é a mesma. Ainda não tenho a minha casa. Não tenho ninguém que me espere quando abro a porta de casa. Ocasionalmente tem amigos. Muitas vezes tem roupa a secar.
Admiro em vocês qualidades que não sinto em mim.

Admiro em ti Pai, a capacidade que tens de amar incondicionalmente. A forma atrapalhada como o fazes, mas de tal forma genuína que me impressiona. Admiro que tenhas em ti uma calma imensa, que tenhas essa capacidade de canalizar os teus esforços para aquilo que te interessa, olhando sempre para todos os que te rodeiam para saber se estão. Admiro em ti a maneira como tentas não parecer preocupado com os caminhos que escolhi, deixando-me fazer as minhas próprias escolhas, mesmo sabendo que nem sempre são do teu agrado.

Admiro em ti Mãe, a capacidade que tens de lutar. A forma galinha que tens de nos proteger sem tentares que nós percebámos. Admiro a maneira que tens de conseguires o que queres. Admiro que chores baixinho cada vez que um dos teus filhos parte e como não tentas disfarçar as lágrimas fugidias. E a maneira ternurenta que tens de nos abraçar quando sabes que não estamos bem.

Admiro em ti Mana, a forma incansável que tens de lutar. A maneira como te elevas sobre todos para poderes demonstrares o quanto tu consegues alcançar. Adoro a forma como te deixas revelar quando estamos a conversar. Admiro muito a tua capacidade para agarres aquilo que amas. Adoro a maneira traquinas que tens de te rir quando achas que fizeste alguma asneira ou quando tens alguma surpresa guardada. Admiro a forma estóica com que me defendeste.

Admiro em ti Mano, a tua persistência. A forma como lutaste pelo que acredistas. Adoro em ti a maneira estranha que tens de comunicar. A maneira que tens de te conter enquanto estás a chorar. Admiro a forma como mudaste, como deitaste abaixo as tuas muralhas para que todos pudessem ver o irmão que eu conhecia há muito tempo. Adoro a forma como sempre me protegeste.

Admiro em ti Catarina, a tua forma genuína de ser. A maneira como abriste os teus braços para me tentares compreender. Admiro em ti a maneira que tens de te apaixonar por cada momento da tua vida. Adoro a forma como tu lutas pelas tuas convicções. A maneira infantil que tens quando perguntas "porquê?". Admiro que nunca desistas de lutar, que venhas bater à minha porta quando queres falar ou como me ligas só para chorar.

Tenho em vocês fonte daquilo que eu sou e daquilo que quero ser.
Um dia hei-de vos imprimir este blog para que também vocês possam conhecer mais daquilo que este filho e irmão tem para vos oferecer. Eu sei que me escondo atrás de muita coisa, eu sei que há muito que vocês não compreendem e sei que muito disso é porque eu prefiro ficar a observar.
Vou ao frigorífico buscar um Raffaello da imensa caixa que comprei um dia destes para que neste momentos eu possa recarregar a minha energia emocional.
Um beijo grande a cada um de vocês os cinco

quinta-feira, novembro 02, 2006

Ajuda!!!

Quem me ensina a fazer post com músicas??

quarta-feira, outubro 25, 2006

ICS

Tenho um gabinete partilhado...
Tenho uma chave só para mim...
Tenho uma secretária só para mim...
Deixam-me recados na mesa...
E quando ligam para o gabinete perguntam pelo DR. JOÃO.

estou a crescer...

terça-feira, outubro 24, 2006

Muito obrigado

Muito obrigado a todos aqueles que durante este fim-de-semana...
Me ligaram para cantarem os Parabéns...
Me vieram dar chá de longe...
Me prepararam um jantar...
Me imortalizaram num boneco...
Me ensinaram a palavra esperança...
Bem como a palavra amigos...

segunda-feira, setembro 25, 2006

Estou bem...

...mas sinto falta daquelas pequenas coisas banais que deixam marcas tão profundas.
Sinto falta de alguém que me abrace e me sussurre ao ouvido: amo-te.
Sinto falta de acordar com alguém a beijar-me, sinto falta de me deitar a desejar que alguém sonhe comigo.
Sinto falta de me enrolar em conchinha.
Sinto falta de me garantirem que tudo vai correr bem.
Sinto falta de te ver a meu lado.
Sinto falta que me faças rir.
Tem dias em que sinto mesmo falta...
...mas estou bem

segunda-feira, setembro 18, 2006

Há muito, muito tempo

Voltei!
E tenho muito para contar.
Mais que contar é registar. Faz-me bem de vez em quando voltar aqui para reler o que se passava comigo à um ano atrás...

Mas bem vamos ao que interessa:

Ponto 1. Tremelgas 06
Foi com um grande sorrisso que me deitei no fim deste campo. Significou muita coisa ao mesmo tempo. Foi importante porque deu para perceber daquilo que afinal sou capaz. Foi importante porque no fim deu para perceber que 42 miúdos iam de coração cheio. Foi importante porque me deu vontade de lutar pelo que acredito. Foi importante porque tinha uma equipa que apesar de ser louca e destravada soube dar a volta a situações inacreditáveis. Tenho momentos únicos que me vão ficar guardados para sempre. Muito obrigado a todas e a todos...

Ponto 2. A minha viagem a Espanha
Na última semana de Agosto meti-me no carro com a I. e fomos passear. Deviamos ter ido à Tomatina em Buñol mas decidimos que atirar tomates um ao outro podia não ser a coisa mais divertida e então adiamos essa viagem para o próximo ano. Partimos então sem um trajecto definido, cada dia um novo destino, cada viagem uma paragem diferente. Não podia ter sido melhor, não podia ter sido mais libertador. Não há nada como passear pelo simples prazer de o fazer, sem ter partidas agendadas, nem destinos marcados. Já não tinha uma viagem assim há muito tempo e foi o que estava a precisar, na altura adequada.

quinta-feira, julho 13, 2006

Fogo de Artifício

Um dia hei-de ter fogo de artifício em minha honra.
Bum! Bum! Bum!
Lançam-se os primeiros para avisar do ínicio.
Depois começa a festa. Estouram uns atrás dos outros e todo o mundo olha com espanto a panóplia de cores que lhes circunda.
A cada explosão de vermelho, verde, prateado e dourado a multidão ira jubilar com ahhhh's e ohhh's de perplexidade. A noite terá um brilho de luar falso e nas caras visíveis pela luz extará estampada a alegria e a emoção de verem o filho da terra homenageado.
No fim haverá palmas, muitas palmas, uma ovação inteira.
O artista voltou e desta vez para sempre
Bum! Bum! Bum!
Toda a gente vai para casa, rapidamente se esquece o artista, falam-se dos problemas da vida, da comida que teima em chegar, da vizinha que não se cala, do barulho dos carros que passam.
Liga-se a televisão e por instantes a visão do fogo volta a memória. Alguém ri!
Eu.

segunda-feira, julho 10, 2006

Muitas pessoas conhecem as minhas fragilidades...

... mas são poucas as que conhecem a
minha força.

quarta-feira, junho 28, 2006

Para ti I.

"Se por acaso ele estiver a fazer a opção errada, e se um dia cair ao charco e se afundar, não há problema nenhum, porque eu hei-de ir lá embaixo buscá-lo e havemos de continuar a viver."

Por todo isto e por outro tanto:
Muito, Muito Obrigado

quinta-feira, junho 22, 2006

Uma palavra só: RESPECT




Você até tem um certo jeito, e de vez em quando faz um brilharete; mas geralmente anda um bocado à nora. A organização não é o seu forte, você confia em absoluto no instinto. Você é pão-pão queijo-queijo: tudo ou nada! Acha sempre que vai conseguir ter tudo, mas, aqui entre nós, ou fica lá muito perto ou dá uma monumental barraca.
(só não fico chateado com este comentário final porque tenho a certeza que este ano vamos dar a volta a esta m**** toda)

Faz tempo

Faz tempo que não escrevo nada aqui. Faz tempo que não me sento a contar o que se passa, o que se passou, o que que espero que se vá passar. De vez enquando parece que toda a veia de escritor se desfaz... Gostava de ter fotografias dos últimos tempos para deixar impresso coisas maravilhosas. Estariam aqui momentos como o CIFA, o Baile de Gala, o Chá Dancçante, o Rock in Rio, a despedida de solteira da minha afilhada, o concerto dos Azeitonas, o campo de Cegonhas, viagens e pessoas que vão deixando a sua marca. Alguns momentos únicos que quero deixar impressos em mim e em todos.
Faz tempo que não escrevia aqui, mas hoje a força foi maior

quinta-feira, março 09, 2006

Coelhinhos Suicidas


Existem coisas que simplesmente nos fazem rir, sem nós percebermos bem porquê.
Esta é uma delas. Os coelhinhos suicidas apareceram por acaso, mas fazem-me rir como poucos.
Reparem bem no coelho a agarrar as patas de trás com as da frente.
Fica assim aberto o espaço: Coelhinhos Suicidas

domingo, março 05, 2006

quarta-feira, março 01, 2006

Neve!!!

Adoro a Neve!
Adoro o silêncio religioso que se faz nas montanhas...
Adoro deslizar pelas montanhas.
Adoro a visao majestosa que me oferecem as montanhas.
Adoro o chegar a casa cansado.
O chegar dorido.
Adoro o acordar muito cedo.
Adoro os saltos, adoro os truques que nao sei fazer mas que tento
Adoro, adoro arriscar...

Agora torcer o pé e ficar três dias sem poder fazer é que nao tem piada nenhuma...
Pelo menos orgulho-me de dizer que foi a saltar um precipício.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Dar a conhecer

Tenho andando numa busca desenfreada por boa música na net...
Um dia encontrei Sufjan Stevens...
Algo que passei a denominar de genial.
É uma daqueles pessoas que aprendeu a fazer um monte de coisas e todas muito boas.
Não sei como inserir música no blog, mas também acho que tem mais piada serem vocês e se este pequeno post vos fizer suscitar a atenção irem à procura.
Eu já ouvi Illinois (que é simplesmente único na forma como o disco flui) e estou a meio de Greetings from... Michigan (feito antes de Illinois e onde já se começa a demonstrar a genialidade que vem aí).
Dizem que é muito bom também um CD que ele fez ao recordar a sua vivência Cristã, chama-se Seven Swans, não posso afirmar nada, mas diz-se por aí que é uma obra-prima e que bate aos pontos, qualquer música feito por qualquer um desses padres-cantores...
Espero que gostem...

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Encontro inesperado

Hoje fui à FNAC, queria passear por esse mundo maravilhoso de discos, DVD's e livros que tanto me enchem a vista.
Decidi que ia comprar uns CD's virgens, estava mesmo a precisar para gravar uns discos. Já sei onde ficam e por isso fui directo ao sítio. CD's de jazz, livros de actualidade, Livros de fotografia, livros infantis, Jogos de consolas, estou quase lá.... A MARIA RITA!!!!
Parei, respirei, comecei a tremer, voltei a olhar, A MARIA RITA!!!
E não é que é ela mesmo...
Quem me conhece sabe que sou demasiado tímido para ir pedir um autógrafo e por isso, preparei de imediato a minha máquina fotográfica do telemóvel. Finalmente um uso bem mais útil do que tirar fotografias a mim.
Ela está a ir para os telemóveis. Ninguém a reconheceu... E a mim deu-me uma vontade enorme de comprar, hmmmm, auriculares. É isso mesmo que eu precisava agora... Auriculares, a segurança na estrada e o camander...
Comecei a minha perseguição, com um único objectivo, tirar uma foto da MARIA RITA sem que ela notasse...
Uma, duas três, quatro fotografias com o cachecol, o casaco, as costas da amiga e a cara minúscula da MARIA RITA.
Respirei fundo, liguei para me ajudares a ganhar força, rias-te...
Fui ter com ela:
- Posso tirar uma foto com você?
- Cê sabe quem eu sou- perguntou-me surprendida.
- Claro!
- Achei que me tinha confundido com alguém seu conhecido. Deixa só pousar as coisas.
- Não é preciso, só vai apanhar a cara.
Tirei a foto, mostrei-lhe, ela gostou.
Agradeci, fui-me embora a tremer ainda mais, mas o sorrisso ficou durante muito tempo.
Desta vez não vou ver o concerto, mas já o vi duas vezes. Mas o próximo não me falha.
Obrigado MARIA RITA

quinta-feira, janeiro 05, 2006

E que venha mais um

Hoje soube de uma notícia que me deixou muito feliz.
A associação académica de Coimbra deu luz verde para se poder iniciar mais um projecto.
O último deu muito prazer a ensaiar, a trabalhar e acima de tudo a representar. Foram momentos que não me hei-de esquecer pela confiança que tanta gente teve em mim e num resultado magnífico final.
Estou ansioso por ter um encenador chateado, parceiros de crimes, música clássica nos intervalos e horas e horas de treino. Estou ansioso por voltar a por à prova aquilo que tenho aprendido, o pouco que sei, a energia que está contida.
Chegou na altura certa para me dar animo para mais uma época de exames enfadonha e dolorosa.
Quase como a recompensa pelo um bom trabalho, este projecto já se vislumbra, e há-de chegar o dia em que me deliciarei mais uma vez.
Que venha mais um

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Um pequeno passo

Durante estas férias aprendi a tocar a "Maça de Junho". Estou contente...